terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Desabafando com fantasmas: Quem sou eu? // Resenha: Ponte para Terabítia. Autor: Katherine Paterson







Caminhava sobre os escombros, envolto em uma nuvem de poeira. Casais se beijando, amigos rindo, crianças brincando, filhos abraçando seus pais... Via tudo isso alheio, parecia que não fazia parte do mundo, todo aquele amor e alegria não eram para mim, não fui feito para essas coisas.

Tentava entender minha existência, mas parecia que nada que eu fizesse sairia bom, nada vindo de mim prestava... E quanto mais o tempo passava, mais escombros se amontoavam... Não demorou para eu perceber que o mundo estava intacto e quem estava destruído era eu. Estava desmoronando aos poucos e quase não me restava nada.

O que me sobrou, foi apenas um minúsculo pedaço de alma e eu precisava me salvar.

Por mais que eu quisesse sumir, sabia que não deveria. Não ainda! "Eu tinha um propósito", pensava. Parecia estranho vindo de alguém que não tinha dom algum para absolutamente nada!

Sentei-me sobre os cacos de minha alma ofegante e, por um momento, deixei de seguir a vida.

Diante tamanha fuligem e poeira no ar, avistei um livro jogado ao chão.

"Ponte para Terabitia", era intitulado.

Uma tarde, foi o bastante para que eu o lesse e foi quando senti a melhor sensação do mundo, era como uma droga, vi, imaginei. Presenciei uma historia linda e triste, mas não era real, me desliguei por horas do mundo real e de seus problemas e tudo de ruim... Queria voltar a viver aquela alucinação novamente!





O mundo à minha volta, agora, no entanto, estava diferente, o ar estava mais límpido, não havia mais escombros no chão e eu caminhava novamente, sem perceber, pela estrada da vida. Minha alma estava restaurada, percebi! Eu não precisava de mais nada... Não queria mais nada! Tudo o que eu precisava era de outro livro! Virei um vampiro, os livros eram o sangue e minha sede vermelha era insaciável...
Continua...


Resenha e Resumo: Ponte para Terabítia (livro)

 





ISBN: 9788516050528
Edição: 1
Número de páginas: 160
Título Traduzido: Ponte Para Terabítia
Título Original: Bridge to Terabithia
Autor: Katherine Paterson
Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Infantil


Sinopse: Jess Aarons tem 10 anos, acaba de ingressar na 5ª série e o que mais deseja na vida é ser campeão de corrida da escola. Bem agora, quando tem todas as chances de ganhar, tinha de aparecer Leslie Burke, uma novata na vila e, ainda por cima, menina para desafiá-lo e, pior que isso, ganhar dele? Mas Jess não sabe que Leslie vai lhe propor desafios muito maiores que ganhar ou perder uma corrida. Pouco a pouco, ele vai se afeiçoando a essa menina, tão diferente das outras de sua comunidade rural. Até que, juntos, os dois criaram um reino mágico e solene, chamado Terabítia, onde governam soberanos, protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Nesse livro, Katherine Paterson narra uma história de intensa amizade e coragem, que vai cativar o jovem leitor.

Resenha: Escrito em primeira pessoa, aparentemente infantilizado, mas com um peso na história e um profissionalismo na escrita, Katherine Paterson tirou meu folego nesse livro. Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida e confesso que fiquei duas semanas com depressão, por conta da Leslie. Eu me senti na pele de Jess, pois a vida dele é bem parecida com a minha, a personalidade dele e tudo mais...

A amizade de Jess e Leslie se constrói de uma maneira tão agradável e despretensiosa... A Leslie, uma menina com uma personalidade tão cativante... Me dói o coração até hoje, ao lembrar da história. Atentando ao fato de eu já ter lido esse livro há uns 8 anos, não quero estragar a história, mas se pensarem em ler este livro, preparem o coração. A história é uma lição de vida, é sério! Ponte para Terabítia tem uma escrita simples, uma historia simples, com personagens altamente cativantes e reais.

Recomendo a todos, livro nota mil.


Sobre o filme: Quando assisti, nem sabia que existia um livro, confesso que tinha uns 13 anos e chorei muito, AH! HOMEM NÃO CHORA! se foder. A questão é que a história me prendeu até o final me senti na pele de Jess e fiquei chorando durante uma semana, numa grande depressão por causa do final do livro. 
Obviamente o filme é uma adaptação e logo não é 100% fiel ao livro, mas creio que é 95%.
A solidão que Jess passa tanto em casa quanto no colégio é um retrato que muitos jovens passam e, nem todos tem uma 'Leslie' para tirá-los desta situação (Como eu não tive). A imaginação que ela possui exercitada de um hábito de leitura adquirido de seus pais (escritores no filme) ajuda Jess nessa solidão. É quase impossível não se emocionar com a amizade de Jess e Leslie. 
O excelente Josh Hutcherson e a talentosa AnnaSophia Robb conseguem juntos dá vida há uma amizade que nem de longe parece ser artificial graças a excelente atuação dos dois atores. O filme é um drama maravilhoso e comovente, que nos faz refletir sobre a vida e o que é importante nela. 

Curiosidades sobre o livro e o filme: 

1- O livro "Ponte para Terabítia" foi publicado em 1977. A autora Katherine Paterson o escreveu para consolar seu filho mais novo, David, devido à morte trágica de uma grande amiga. 

2- O nome Terabítia é inspirado em Terabinthia, uma ilha existente no mundo fictício de Nárnia e que é mencionada nos livros "O Príncipe Cáspian" e "A Viagem do Pelegrino da Alvorada", de C.S. Lewis.

 3- AnnaSophia disse que sua parte favorita de "Bridge To Terabithia (Ponte para Terabítia)" é a cena final, onde o personagem principal, Jess atravessa a ponte com sua irmã mais nova May Belle. "Eu acho que realmente mostra o que Leslie estava tentando que Jess fizesse", disse AnnaSophia da cena 


4- Nas filmagens de "Bridge To Terabithia (Ponte para Terabítia), na cena em que o pai de Jess avisa que Leslie morreu, tiveram que fazer uma pausa de 02 horas, pois AnnaSophia não parava de chorar. 

5- AnnaSophia disse o seguinte sobre o guarda-roupa de Leslie: "Eu quero levar todas as roupas pra casa. Elas são tão legais!". Infelizmente, ela só conseguiu levar duas calças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário